Brincando
com os aviões... foi este o mote do nosso projeto interdisciplinar pois se há
meio de transporte que nos causa tanta curiosidade é mesmo o que nos faz andar com a cabeça nas nuvens... a sério!
Começámos a aula com a visualização de um vídeo, com recurso ao quadro
interativo, acerca do inventor dos primeiros dirigíveis. Explorámos
oralmente as palavras mais difíceis que ouvimos no vídeo.
Depois, observámos
diferentes gotas de água: princípios de aerodinâmica na natureza. Realizámos a
experiência do secador e bola de golfe (princípio de Bernoulli).
Lemos
o poema da música "Avião de papel" e identificámos as palavras que
rimavam; verbos e nomes.
De
seguida, falámos dos meios de transporte no geral e, por grupo, identificámos os
meios de transporte preferidos de cada um. Com esses dados construímos um
gráfico.
Seguidamente,
montámos um origami de um avião enquanto trauteávamos, em diferentes ritmos e
tons, a canção de Carolina Deslandes, “Avião de papel”.
Depois foi “o bom e o bonito”: cada um pegou no seu avião e
fez lançamentos medindo a distância atingida. Alguns aviões despenharam-se,
alguns em sítios muito difíceis de evitar uma gargalhada! Desenhámos, ainda, as nossas ideias futuristas para este meio de transporte.
Ainda houve tempo de fazermos um balanço escrito e oral da
atividade.
E... porque nos portámos muito bem recebemos um diploma todo
catita! Assim… assim aprendemos a
brincar!
Comentários
Enviar um comentário